sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Cruzeiro em Ruy Barbosa/RN abandonado?













A turma do 5º ano “A” da nossa escola, juntamente com um grupo de professores, coordenado pelo professor Zé Elias que desenvolveu o Projeto Pontos Turísticos da Região do Potengi: Economicamente Viáveis, foram visitar o Cruzeiro na cidade de Ruy Barbosa/RN, e ao chegar lá ficamos surpresos ao encontrarmos o Cruzeiro em completa situação de abandono, sem nenhuma estrutura para receber os visitantes; a capela, o local onde os fieis deixam os objetos representando os milagres, os banheiros e a casa do vigia estava em péssimas condições, sem portas, muitas casas de marimbondo (inclusive uma das nossas funcionárias foi picada) além de encontramos fezes de humanos e até camisinhas. É uma pena um monumento com essa magnitude esteja abandonado dessa forma e pelo que virmos há anos.
      
   HISTÓRIA DO CRUZEIRO
“Em dias do ano de 1962, em uma das visitas de Frei Damião a este município, o mesmo viu uma luz no alto desta serra, no dia seguinte, o santo frei conclamou toda a comunidade a iniciar a construção de uma igreja no local onde vira aquela luz, pois, segundo ele, tratava se de um local abençoado e para se fazer preces, peregrinações, em fim, para se falar com Deus, e que tinha muita semelhança com o monte do calvário por isso o batizou esse nome e que o padroeiro seria Bom Jesus dos Passos.” Ruy Barbosa/RN, 16/02/2000.

Entre abril e maio de 1963, Frei Damião enviou Frei Supliano do Recife/PE, Rui Barbosa/RN, pedir para que eu construísse um cruzeiro no mesmo local onde, em 1960, ele havia colocado uma cruz. Construi o cruzeiro e fiz o nicho para colocar a imagem do santo que eu comprara, Bom Jesus dos Passos.
Aproximando-se da noite de São João, o cruzeiro já estava concluído e aproveitei para entregá-lo a Frei Damião. Quando ele chegou, lhe pedi para colocar a imagem do Bom Jesus dos Passos, mas ele me falou que não podia dar essa ordem, porem passaria um telegrama para o Monsenhor Bispo, que na época era Dom Nivaldo Monte, fazendo lhe o pedido. Dois dias depois, chegou a resposta que me foi favorável.
O Frei Damião, então, me chamou para dizer que mandaria o Frei Supliano e o Frei Caetano para colocarem a imagem do Bom Jesus dos Passos no local escolhido.
Frei Suplino benzeu a imagem e o cruzeiro, dando-lhe o nome de Monte do Calvário.
Agora no ano de 2001, eu, Januario de Souza Neto, vulgo Tiló, comprei o terreno onde se encontra o cruzeiro para “doá-lo a Bom Jesus dos Passos, Nossa Senhora das Dores e a Frei Damião”.
“Que esta terra santa seja bastante visitada pelos turistas católicos do mundo inteiro para alcançarem todas as suas graças”.
Cartório Único Judiciário de Ruy Barbosa/RN
Livro 09       Folha 178
02 de maio de 2001.
O doador, Januario de Souza Neto, vulgo Tiló.

Fonte:textos na integra em placas fixada no local.


Em uma das placas fixadas no local o Sr. Januario de Souza Neto, vulgo Tiló, descreve assim: “Que esta terra santa seja bastante visitada pelos turistas católicos do mundo inteiro para alcançarem todas as suas graças”.
Infelizmente o desejo de seu Tiló e do Próprio Frei Damião não mais condiz com a realidade, será que tanto esforço para construir o cruzeiro foi em vão? Pois como se encontra hoje esquecido e abandonado, não vem outra coisa na cabeça, por isso cabe ao povo de Ruy Barbosa e o poder público não deixarem que essa terra santa seja esquecida pelo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário