segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ESTRATÉGIAS DO PROJETO MEDIADORES DE LEITURA






UMA LEITURA POR DIA

Objetivos

  • Despertar no aluno o interesse de ler de maneira prazerosa;
  • Apreciar diferentes tipos de textos e transmiti-los aos colegas de classe.

Procedimentos

  • O primeiro passo desse trabalho foi uma conversa da professora com os alunos sobre os seus desejos de expandir o hábito e o gosto de ler. Sabendo que ensinar é além de tudo, compartilhar seus objetivos, a professora Dalva do 4º ano “A” acredita que é muito importante criar um clima favorável a leitura;

  • Na segunda-feira é a vez da professora;

  • Todas as sextas-feiras é a vez da professora;

  • Os outros dias da semana fica com os alunos que já sai da escola com o propósito de procurar sua leitura ler em casa apreciar e depois ler na sala de aula;

  • A professora leva o microfone pra sala o próprio aluno se apresenta ler o texto e conclui com o nome do autor;

  • No final de cada dia são feitos algumas observações sobre o desempenho do aluno a mensagem do texto e outros que surgirem.

Obs.: O melhor é que os próprios alunos se dispõem a escolher o dia que vai ler sem precisar que a professora tenha que escolher um ou outro.

Esse trabalho é direcionado pela Professora Dalva Maria de Souza Maciel, 4º ano do Ensino Fundamental E. M. P. Francisca Azevedo.







LEITURA INTERATIVA

Objetivos

  • Proporcionar a todo público escolar leituras de textos com temas que possam transmitir mensagens de conhecimentos e autoestima.
  • Instigar nos alunos o gosto pela leitura e favorecer seu desempenho em público.

Procedimento

  • O nome dos alunos foram colocados em uma caixinha para sorteio;
  • O texto é sugerido pela professora e entregue ao aluno sorteado no dia anterior, para que ele leve pra casa se aproprie da leitura a ser realizada no auditório da escola.







MAIS UMA ATIVIDADE DO PROJETO MEDIADORES DE LEITURA.

Roteiro da aula
  • Que os alunos despertem cada vez mais o gosto pela e expressar seus sentimentos;
  • Desenvolver habilidades de expressão oral.

Desenvolvimento
  • Surpreender os alunos com um carrinho com de diversos livros (literários);
  • A sala já estava organizada com as mesas em um grande circulo;
  • Os alunos ficaram todos entusiasmados com a novidade e quiseram logo foram pegando os livros folheando um, outro, depois outro apreciando as gravuras até cada um escolher o seu preferido;
  • A aula foi bem mais proveitosa do que o planejado;
  • Concluímos com os alunos um a um apresentando seu livro e sua história, mesmo os que ainda não tem o domínio da leitura e escrita;
  • Todos ouviram atentos cada apresentação e aplaudiram.

O papel do professor vai além da mediação, é preciso planejar, buscar novas e diferentes estratégias para aproximar o leitor do texto”.

(Profª Dalva Maciel, 4º ano “A”)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário