Comemorativas

 
Dia do Professor
 " Não basta apenas ser professor, é preciso ser mestre na arte de ensinar."

                                                                           nossos professores

A comemoração ao dia do professor em nossa escola foi marcada por uma simples homenagem com direito a agradecimento da direção aos professores pela dedicação e empenho com nossa escola e nossos alunos.


 
Dia das Crianças 2011


Este ano a comemoração ao dia das crianças em nossa escola foi marcada por um momento de total diversão, o evento foi marcada por diversas brincadeiras como: corrida veloz, acerte o alvo, vassorobol, túnel do canguru, dança da cadeira, concurso de dança, pintar o rosto, bola no cesto, corrida do canudo, desfile e bola com o pé. Depois foi distribuído lancheiras para todos os alunos, além de um lanche bem gostoso.
Mais fotos no Orkut: emp_francisca.azevedo@yahoo.com.br


INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 2011






O 189º ano da independência do Brasil foi comemorado em nossa cidade, com o desfile cívico com a presença das escolas (públicas e privadas), projetos sociais, faculdades, secretarias municipais, entre outros.
O desfile iniciou-se as 16:00 horas e percorreu as ruas: Basílio Rocha, Praça Monsenhor Expedito, Potengi, Coronel Freire, Bento Urbano e Irmã Selma. O evento contou com a presença dos alunos, professores, gestores, funcionários, pais e algumas autoridades municipais.

Folclore 2011









































“O folclore é a ciência das tradições e usos populares, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo”. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore
Nossos professores e alunos trabalharam em salas de aula o folclore e desenvolveram as seguintes atividades:
· Confecção de álbum seriado;
· Leituras de lendas, contos, provérbios entre outros;
· Pesquisas;
· Jogral;
· Pequenas dramatizações;
· Digitação de trabalhos no uquinha;
· Confecção de cartazes entre outras.
E para culminância realizamos uma gincana com brincadeiras folclóricas.


Comemoração do dia dos Pais 2011 
 








































Realizamos nesta sexta-feira uma simples homenagem aos pais dos nossos alunos, o evento iniciou com as boas vindas da diretora Carminha; e para animar a festa realizamos um bingo (onde as cartelas e os lápis foram por conta da escola), foi um momento bem divertido, pois os pais se empolgaram muito no decorrer do bingo; contamos com a feliz presença do pai de uma de nossas alunas, o senhor João Maria de Lima que cantou e tocou para os presentes. Nossos professores e as secretarias formaram um coral e cantaram as músicas “Amigo e Meu querido, meu velho, meu amigo” de Roberto e Erasmo Carlos. Encerramos nosso evento com um jantar. Foi uma noite bem agradável e a direção da EMPFA agradece de todo coração aos pais presentes e a equipe de funcionários que participaram contribuíram para a realização deste evento. MUITO OBRIGADA.












Festa Junina 2011







Nossa festa junina aconteceu hoje (09/06/2011) repleta de muita animação e ficamos muito felizes com o resultado alcançado e queremos agradecer de todo coração, a todas as pessoas que colaboraram para a realização e sucesso deste evento, por isso segue uma lista de agradecimentos a todos que contribuíram com nossa festa junina:
Alunos, pais de alunos, professores, funcionários, direção da escola, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, professora Cida de Lulu, Avani, Zé Carlos, Loja Estação Moda, Valfran, Professor Chiquinho, Erivan de seu Elino, SM Modas, Deca, Professora Lúcia, Josimar Mota, Pé Direito, Maré Mansa, Sinte/SPP, João Cabral, Assis Araújo, Sônia Targino, Savinho, Loja Mizar Center, Apriginho, Nericivan, WM Designer, Loja Movelar, Raimundo locutor do arraia e Vereadora Joyce.
Muitíssimo Obrigado a todos!!!!
Atenção: confiram as demais fotos no Orkut Esc. Mul. Profª Francisca Azevedo.


Dias das Mães 2011







































A Escola Mul. Profa Francisca Azevedo realizou na manhã desta sexta-feira a homenagem as “MÃES”, o evento ocorreu no auditório da referida escola e contou com um número bem significativo de mães. A diretora Maria do Carmo (Carminha) iniciou o encontro com as boas vindas, a todas as mães presentes; em seguida a aluna Aline Gisele do 3º ano “A” leu uma bela mensagem intitulada: As bodas de Canã (texto do livro Ágape); A professora Paula Pimentel cantou a música “Mãe, eu adoro você” e emocionou a todos; As alunas Mércia e Elismara do 5º ano “A” recitaram versinhos de amor para as mães; O Professor Wellington explanou a origem do dia das Mães e todos ficaram felizes de como se originou o dia das mães; A garotinha Ana Beatriz do 2º ano “B” cantou bem empolgada a música “Nossa Mãe” do cantor Marcos Antônio. Durante os intervalos das apresentações foram realizados sorteios para as mães presente. A diretora agradeceu a presença de todos e destacou que os brindes foi uma colaboração da Prefeitura Mun. de São Paulo do Potengi, Secretaria Mun. de Educação e dos funcionários da própria escola. E convidou os presentes para um lanche.
Obs.: mais fotos no Orkut da escola.

 

Qual o verdadeiro significado da Páscoa? Será que nossas crianças sabem o verdadeiro significado? Será que nós sabemos o que significa a Páscoa?

 

É através dessas perguntas que a Escola Mul. Professora Francisca Azevedo trabalha a “Páscoa”, mostrando seu verdadeiro significado, remetendo à reflexão e celebração da fé e da vida. Mas parece que ao decorrer dos anos o verdadeiro sentido desse período vem sendo, desfigurando por muitos, muitos se preocupam em apenas receber ou dar ovos de chocolate e esquecem o verdadeiro sentido dessa época. Um estudo diz que apenas 2 (duas) entre 10 (dez) crianças sabem o verdadeiro significado da páscoa. Por isso nosso trabalho é voltado para que nossos alunos compreendam o que é páscoa e seu significado para sua vida e para a humanidade, sem deixar de frisar, é claro, todos os símbolos que rodeiam esta data.

















ORIGEM E SIGNIFICADO DA PÁSCOA
A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bí­blia, no livro chamado “Êxodo” Êxodo significa saí­da, e é exatamente a saí­da dos judeus do Egito que esse livro relata.
Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu iní­cio a uma série de ordens e obras levaram os judeus a um perí­odo de grande sofrimento.
Conta a Bí­blia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que comessem só pão sem fermento e no último dia, quando finalmente estariam fora do Egito seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa.
Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.
A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o iní­cio de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus.
O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz.
Hoje, o domingo de Páscoa representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do “Egito”.

Fonte: http://pat.feldman.com.br/?p=200

18 DE ABRIL: DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

“Um país se faz com homens e com livros(Monteiro Lobato)

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso. Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Pica-pau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

Hoje os professores da nossa escola desenvolveram junto aos alunos diversas atividades em comemoração ao dia do livro infantil, promovendo momentos bastante estimulantes de contato com os livros tais como:
  • · Explicar quem foi Monteiro Lobato
  • · Por que o surgimento desta data
  • · As crianças que já sabem ler realizaram a leitura de uma história de um livro infantil
  • · Exposição de obras infantis aos alunos
  • · Mostrar a importância dos livros infantis para a literatura.

16 de abril: DIA MUNDIAL DA VOZ


Dia de cuidar da voz
Hoje, 16 de abril, é comemorado em todo o mundo o Dia da Voz. A data serve como alerta para os cuidados que devemos tomar para preservar a saúde do nosso mais importante instrumento de comunicação.
Cerca de 70% da população economicamente ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho, em especial professores, atendentes de telemarketing, recepcionistas, artistas, jornalistas, políticos, entre tantos outros.
No entanto, as pessoas apenas dão atenção à voz quando a perdem, em razão de uma rouquidão (provocada por uma gripe ou inflamação na garganta) ou mesmo de uma doença mais grave, como o câncer de laringe.
Atenção aos sinais
Segundo o otorrinolaringologista do Hospital e Maternidade São Camilo, José Antônio Pinto, as pessoas devem ficar atentas a alguns sinais importantes, como rouquidão persistente por um período maior que 15 dias, por exemplo.
São sinais de alerta, às vezes, para doenças mais graves, que requerem avaliação e tratamento de um especialista. "Mais que duas semanas sem voz indicam um problema mais sério, às vezes, um pólipo (saliência na corda vocal oriunda de um fonotrauma - grito etc.) na garganta, um derrame ou uma tosse excessiva que produz hemorragia na corda vocal", afirma o médico.
Mau uso das cordas vocais
Muitos dos problemas ou doenças associados à voz têm origem no mau uso vocal, que causam nódulos nas cordas vocais, que alteram voz.
"Geralmente o calo acontece quando a pessoa tenta utilizar a voz em um tom mais alto, força a musculatura e produz um choque entre as cordas vocais, que com o tempo forma calos, devido a essa tensão exagerada. Como consequência, a voz fica com um agudo muito irritante, e as pessoas perdem até mesmo o fôlego para falar. Com o tempo, a qualidade da voz piora. É preciso, então, operar e fazer tratamento de reeducação vocal", explica José Antônio Pinto.
Dicas de cuidados com a voz
  1. Evite ar-condicionado em excesso, pois resseca as vias respiratórias
  2. Preserve sua voz, não grite, nem sussurre, fale normalmente
  3. Evite substâncias que causam irritação, como cigarro - uma das causas principais de câncer na laringe
  4. O álcool também irrita as vias respiratórias e altera a qualidade vocal
  5. Tome bastante líquido, uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas
  6. Evite alimentos que causem azia ou má digestão
Sintomas de alerta
  1. Rouquidão
  2. Perda da voz
  3. Pigarro constante
  4. Dor para engolir
  5. Sensação de engasgos
  6. Dor ou ardência na garganta
  7. Tosse frequente
  8. Dificuldade para respirar
  9. Sensação de corpo estranho na garganta

Fonte: http://www.diariosaude.com.br/news.php?article=dia-mundial-da-voz--rouquidao-persistente-e-sinal-de-alerta&id=4056

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22 DE MARÇO


Em comemoração ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA, os alunos e professores da nossa escola, desenvolveram diversas atividades em sala de aula sobre o tema:
  • Reflexão sobre o desperdício da água;
  • Ler, interpretar e cantar a música: Planeta Água (Guilherme Arantes);
  • leitura de diferentes tipos de textos: informativos, literários e lúdicos que falam sobre o tema;
  • Compreensão textual e escrita;
  • Relacionar os textos estudados com a nossa vivência a partir de conversas dirigidas e discussões;


VOCÊ SABIA COMO DESPERDIÇAMOS A ÁGUA TÃO PRECIOSA DO NOSSO PLANETA?
  1. Lavar roupa em um tanque por 15 minutos consome 135 litros. O melhor é deixar a roupa acumular e usar água só para enxaguar.
  2. Quem escova os dentes em 5 minutos com a torneira aberta gasta 80 litros de água. Se fechá-la, economozará 79 litros.
  3. Um banho de chuveiro de 15 minutos consome 243 litros. Pode cair para 81 litros se a pessoa fechá-la enquanto se ensaboa.
  4. Lavar a louça por 15 minutos consome 243 litros. Se a torneira for fechada para ensaboar, são gastos 20 litros.
PENSE NISSO!!!!!
Dia Internacional da Mulher
 as professoras Dalva, Zefinha, Norma, Francinete,
Carminha, Jussara, Nevinha e a secretaria Lúcia.
Mulher
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher,
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
Amadas, admiradas todos os dias...
Para você, Mulher tão especial...
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
http://www.recadosonline.com/dia-da-mulher-5.html


Carnaval é só alegria!!!!!

A Escola Mul. Profª Francisca Azevedo desenvolveu está semana diversas atividades relacionadas ao carnaval como, por exemplo: a origem e a história do carnaval; as músicas (marchinhas); confecção de máscaras; os ritmos carnavalescos; entre outros. Concluirmos está semana com um baile de carnaval no auditório da escola. Os alunos, professores e demais funcionários se divertiram muito ao som das marchinhas carnavalescas.
O carnaval é uma das festas mais populares do mundo, mas você sabe a origem do Carnaval? Na verdade não se sabe ao certo qual é a origem dessa festa animada, mas os primeiros relatos dizem que o carnaval originou-se na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C., e era uma festa onde os gregos realizavam seus agradecimentos aos deuses. Especificamente no Brasil conta-se que iniciou-se em 1641 e foi obra do governador de Salvador que queria homenagear o rei Dom João IV, porém outras fontes apontam o ano de 1723 como inicio da festa de carnaval no Brasil trazida pelos portugueses . Embora não haja uma data exata consensual do inicio dos festejos no Brasil o certo é que tornou-se a festa mais popular do Brasil e que já se espalhou pelo mundo inteiro.
http://www.bigmae.com/a-origem-do-carnaval/