quarta-feira, 20 de abril de 2011

Qual o verdadeiro significado da Páscoa? Será que nossas crianças sabem o verdadeiro significado? Será que nós sabemos o que significa a Páscoa?


É através dessas perguntas que a Escola Mul. Professora Francisca Azevedo trabalha a “Páscoa”, mostrando seu verdadeiro significado, remetendo à reflexão e celebração da fé e da vida. Mas parece que ao decorrer dos anos o verdadeiro sentido desse período vem sendo, desfigurando por muitos, muitos se preocupam em apenas receber ou dar ovos de chocolate e esquecem o verdadeiro sentido dessa época. Um estudo diz que apenas 2 (duas) entre 10 (dez) crianças sabem o verdadeiro significado da páscoa. Por isso nosso trabalho é voltado para que nossos alunos compreendam o que é páscoa e seu significado para sua vida e para a humanidade, sem deixar de frisar, é claro, todos os símbolos que rodeiam esta data.

















ORIGEM E SIGNIFICADO DA PÁSCOA

A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bí­blia, no livro chamado “Êxodo” Êxodo significa saí­da, e é exatamente a saí­da dos judeus do Egito que esse livro relata.

Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu iní­cio a uma série de ordens e obras levaram os judeus a um perí­odo de grande sofrimento.

Conta a Bí­blia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Na semana em que o povo de Israel iniciou sua jornada para sair do Egito, Deus ordenou que comessem só pão sem fermento e no último dia, quando finalmente estariam fora do Egito seria comemorada a primeira Páscoa, sendo esse procedimento celebrado de geração em geração.

Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa.

Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.

A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o iní­cio de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus.

O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz.

Hoje, o domingo de Páscoa representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do “Egito”.

Fonte: http://pat.feldman.com.br/?p=200

2 comentários:

  1. Parabéns!
    Envolver a comunidade nas atividades da escola, faz parte do perfil do PROUCA e, esta escola, com certeza vai dar show melhorando as questões pedagógicas visando melhor aprendizado do aluno. Valeu Jussara! Grande Beijo!
    Leila.

    ResponderExcluir