segunda-feira, 7 de março de 2011

História da Escola Mul. Profª Francisca Azevedo

A Escola Municipal Professora Francisca Azevedo, atende do 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino, e surgiu para atender uma necessidade da comunidade. O terreno que hoje está situada a escola pertencia ao Senhor Francisco de Assis Santos (Chico Lulu), o mesmo vendeu a prefeitura municipal de São Paulo do Potengi/RN, no 1º mandato do Prefeito José Azevedo Lopes. A construção iniciou em 1992 pelo Prefeito José Azevedo Lopes, e foi concluída em 1993 pelo Prefeito Geraldo Macedo Costa.

Sua primeira diretora foi a Professora Maria Helena Batista Lopes, dando início ao funcionamento em 12 de fevereiro de 1993, Está localizada à rua José Pereira de Araújo, nº 208, no bairro Santos Dumont em São Paulo do Potengi/RN; Atualmente a diretora é a Professora Maria do Carmo Campos dos Santos.


A escola recebeu esse nome para homenagear a professora Francisca Azevedo, a mesma era filha de Manoel Henrique de Azevedo e Josefa Azevedo, nasceu no sítio Santa Rita município de São Paulo do Potengi/RN, em 1914.

Iniciou sua carreira como professora em 1945 em uma escola construída por seu pai no sítio Santa Rita para atender necessidade dos seus moradores. Lecionou nessa escola até o ano de 1958, e continuou seu trabalho na cidade de São Paulo do Potengi/RN aonde veio morar.

A mesma era uma líder religiosa, organizadora das festas da igreja e zeladora do “Coração de Jesus”. Em 1971, partiu para a cidade de Natal onde continuou sua carreira como professora, fez pedagogia no Colégio Imaculada Conceição. Finalmente conseguiu formar-se com 60 anos na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo a aluna mais idosa de sua turma. Finalizou sua carreira na Escola Agrícola de Ceará Mirim e veio a falecer com 72 anos no dia 17 de junho de 1986 em Natal/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário