terça-feira, 12 de junho de 2012

Selo Unicef


Na manhã desta terça-feira foi realizado o II Fórum Comunitário Selo Unicef, na sede da Câmara de Vereadores de São Paulo do Potengi/RN. A realização deste fórum é considerado a última etapa que os municípios devem cumprir na disputa do tão sonhado Selo Unicef Município Aprovado.
Nossa escola foi destaque com o Projeto Lixo X Reciclagem: Uma Perspectiva de Preservação ao Meio Ambiente. A seguir segue o projeto na intriga e as fotos do evento.

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA FRANCISCA AZEVEDO
PROJETO
LIXO X RECICLAGEM: UMA PERSPECTIVA DE PRESERVAÇÃO AO MEIO – AMBIENTE

PROFESSORES:
JOSÉ ELIAS DA COSTA
MARIA DAS NEVES BEZERRA BARBOSA
FRANCINETE FRANCISCA COSTA NASCIMENTO
FRANCISCO FIEL DE LIMA
MARIA JOSÉ LOPES DA SILVA

TURMAS: 1º ao 5º ANO
2 – PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA:
  LIXO E POLUIÇÃO DO MEIO-AMBIENTE

2.1 – TEMA:
  •   LIXO X RECICLAGEM: UMA PERCEPTIVA DE PRESERVAÇÃO AO MEIO-AMBIENTE

2.2 – PROBLEMATIZAÇÃO:
  •   O meio-ambiente vem sofrendo muito nas últimas décadas com a poluição e a degradação feita pelo homem, que ao invés de preservar seus recursos naturais, acabam destruindo esses bens e se apossando do pouco de equilíbrio que ainda resta na natureza levando o planeta entrar em colapso.

3 – JUSTIFICATIVA:
O planeta terra tem vivido nos últimos anos uma total degradação do meio-ambiente com relação à falta de sensibilização do ser humano, que outrora reconhecia a natureza como fonte de sustentabilidade e desenvolvimento do homem. Hoje a maioria dos seres humanos reconhecem o meio-ambiente como fonte inesgotável de sustentabilidade financeira, onde é preciso degradar para lucrar e lucrar cada vez mais.
A discussão da educação com o meio-ambiente não se reduz a métodos de ensino. Não basta para nós professores, direção e alunos, modificarmos a relação metodológica com essa temática e sim mudar a estrutura mental de como vivemos hoje e de como será no futuro com relação ao nosso viver na terra. Sendo assim a forma de planejar o trabalho que será desenvolvido e principalmente a forma de como a escola se relaciona com o mundo será muito importante para as ações que serão tomadas em prol do meio-ambiente que é o que estamos defendendo neste projeto.
Isso implica também numa mudança de postura pedagógica, pois modifica o entendimento do ser humano no sentido de romper com a padronização, entendendo que o ser humano aprende na relação com o dialogo aberto dos problemas ambientais que estão postos e possivelmente buscar as soluções para tais problemas.
Segundo Piaget, o conhecimento da criança esta em permanente construção e ocorre por meio das interações do individuo com o meio em que vivem. Vigotsky, em seus estudos nos apresenta uma metodologia de trabalho que revoluciona a pratica pedagógica do professor em sala de aula, com alguns princípios fundamentais. Citarei dois deles: O primeiro é que o homem sendo um ser social e histórico transforma o meio e é por este transformado. O segundo é que o professor, ao tornar-se mediador entre o aluno e o conhecimento sociocultural presente na sociedade, privilegia uma metodologia que favorece a mudança. Já Paulo Freire cita que a educação tem por tarefa principal o desenvolvimento de senso critico para formar verdadeiros cidadãos capazes de transformar o meio.  
Portanto se faz necessário trabalhar a relação positiva do homem com a natureza em sala de aula, tentando sensibilizar os nossos educandos e consequentemente a comunidade escolar para esse grave problema de ordem mundial que sem duvida afeta os nossos lares e nosso bem mais precioso que é a natureza, onde dela tiramos todo o tipo de sustento, seja, material, mineral, químico, financeiro, entre outros.  

4 - OBJETIVO GERAL:
  •  Desenvolver com os alunos e toda comunidade escolar uma maior conscientização e sensibilização com relação aos problemas que atingem o meio-ambiente, como a poluição, o lixo, o desmatamento, a degradação do meio entre outros e com o intuito de buscarmos as devidas soluções para sanar tais problemas, e uma delas é a reciclagem do lixo.
 
4.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  •   Interação entre alunos e meio-ambiente;
  •   Integração de toda a comunidade escolar;
  •   Ações que viabilizem a conscientização de todos;
  •   Desenvolvimento crítico;
  •   Estimulo ao estudo do meio como fonte de aprendizagem intelectual;
  •   Desenvolver o trabalho em equipe;
  •   Desenvolver habilidades diversas;
  •   Conhecimento sobre a temática do meio-ambiente;

5 – CONTEÚDOS:
  •   LIXO
  •   RECURSOS NATURAIS;
  •   PRESERVAÇÃO DO MEIO-AMBIENTE;
  •   ÁGUA;
  •   SOLO.
                                                                                                                           
6 – DISCIPLINAS:
  •   CIÊNCIAS;
  •   HISTORIA;
  •   GEOGRAFIA
  •   LÍNGUA PORTUGUESA;
  •   MATEMÁTICA.

7 – METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS:
  •   AS AULAS SERÃO MINISTRADAS COM O AUXILIO DO QUADRO E GIZ;
  •   PALESTRAS;
  •   VÍDEOS;
  •   DEBATES;
  •   LEITURAS;
  •   EXPERIÊNCIAS.

8 – RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

  •   QUADRO E GIZ;
  •   AULAS DE CAMPO;
  •   TRANSPORTE;
  •   VÍDEO;
  •   DVD;
  •   TELEVISÃO;
  •   COMPUTADOR;
  •   MATERIAL PARA RECICLAGEM (GARRAFAS, PAPELÃO, VIDRO, METAL, MATÉRIA ORGÂNICA, ETC.

9 – AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS:
  •   A avaliação será de forma continua, aproveitando todo o conhecimento que o aluno obter e espera-se que os alunos ao final do projeto tenham uma melhor conscientização do problema da poluição e degradação do meio-ambiente e procure encontrar soluções para tais problema sendo os alunos os maiores beneficiados com a diminuição da poluição e outros males que afetam a natureza.

11 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
  • Oliveira, Márcia Silva de; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti. Geografia e paisagens Potiguares, 4 e 5º Ano, PNLD, 2010, 2011, 2012, Ministério da Educação.
  • Centurion, Marilia; Rodrigues, Arnaldo; Neto, Mário. Porta aberta, Matematica, 5º Ano, PNLD, 2010, 2011, 2012, Ministério da Educação.
  • Gil, Ângela; Fanizzi, Sueli, Porta aberta, Ciências, 5º Ano, PNLD, 2010, 2011, 2012, Ministério da Educação.
  •  Lima, Mirna. Porta aberta, Geografia. Geografia, 5º Ano, PNLD, 2010, 2011, 2012, Ministério da Educação.
  •  Hipólide, Márcia Cristina; Gaspar, Mirian. Coleção Tempo de Aprender, Historia, 5º Ano, PNLD, 2010, 2011, 2012, Ministério da Educação.
  •  Burannelo, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer, Língua Portuguesa, 5º Ano, PNLD, 2010, 2011, 2012, Ministério da Educação.
  •  Antunes, Kleber. Apostila Cartilha dos Moradores, Interplast Nordeste, Industria tecnica em reciclagem de plastico 2011, São Paulo do Potengi - RN.








Nenhum comentário:

Postar um comentário