quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

V Encontro presencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar






O V Encontro presencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, objetiva sistematizar conhecimento sobre a gestão democrática da educação, bem como socializar as práticas de gestão desenvolvidas no cotidiano escolar. O curso é uma ação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, implementado pela UFRN, em parceria com a Secretaria de Estado, da Educação e da Cultura e da UNDIME. Tem como objetivo propiciar a formação continuada e pós-graduada de dirigentes da educação básica, sobretudo gestores das escolas públicas. O curso tem contribuído com a qualificação do gestor na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social.

OBJETIVOS:
·              Sistematizar conhecimentos relativos à gestão da educação, possibilitando aos gestores refletir sobre a prática pedagógica e os contributos de uma gestão democrática;
·          Estimular o desenvolvimento de prática de gestão democrática e de organização do trabalho pedagógico que contribuam par uma aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria de desempenho escolar;
·                    Socializar as práticas de intervenção na gestão escolar desenvolvidas no decorrer do curso, como culminância das ações previstas no Projeto Vivencial, exigência do Curso de Especialização.

Fonte: UFRN

As professoras Eliane (E. M. V. Luis Antônio), Cida de Lulu (E. M. Paulina Nunes de Queiroz) e Marta Jussara (E. M. Profa Francisca Azevedo), concluíram hoje o curso de pós – graduação em gestão escolar pela UFRN, o TCC teve como tema INDISCIPLINA NA ESCOLA. A Professora orientadora foi Karyne Dias Coutinho (professora da sala projeto vivencial). PARABÉNS meninas vocês merecem, MUITO SUCESSO.  Seguir o resumo do trabalho:
 RESUMO

Este Trabalho de Conclusão de Curso discute aspectos relacionados à indisciplina dos alunos, em suas relações com a escola e a família. Fundamenta-se teoricamente em Aquino (1996), entre outros, e faz o levantamento sobre as causas da indisciplina na escola, destacando também a formação dos professores. Emprega como metodologia entrevistas e discussões em grupo entre os principais atores (gestores, professores, funcionários, pais e alunos) sociais presentes na escola. A análise dos dados foi feita a partir das entrevistas e aplicação de questionários, bem como a prática do professor em sala de aula que foi vivenciada. Conclui enfatizando que existe a necessidade de algumas mudanças nas práticas dos professores, como também percebendo que os atores sociais dela também vêem e têm necessidade e ânsia por transformações.

Palavras-Chave: Família e escola, Indisciplina, Formação de professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário