O V Encontro presencial
do Curso de Especialização em Gestão Escolar, objetiva sistematizar
conhecimento sobre a gestão democrática da educação, bem como socializar as
práticas de gestão desenvolvidas no cotidiano escolar. O curso é uma ação da
Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, implementado pela
UFRN, em parceria com a Secretaria de Estado, da Educação e da Cultura e da
UNDIME. Tem como objetivo propiciar a formação continuada e pós-graduada de
dirigentes da educação básica, sobretudo gestores das escolas públicas. O curso
tem contribuído com a qualificação do gestor na perspectiva da gestão
democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade
social.
OBJETIVOS:
· Sistematizar conhecimentos relativos à gestão
da educação, possibilitando aos gestores refletir sobre a prática pedagógica e
os contributos de uma gestão democrática;
· Estimular o desenvolvimento de prática
de gestão democrática e de organização do trabalho pedagógico que contribuam
par uma aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente,
na melhoria de desempenho escolar;
· Socializar as práticas de intervenção na
gestão escolar desenvolvidas no decorrer do curso, como culminância das ações
previstas no Projeto Vivencial, exigência do Curso de Especialização.
Fonte: UFRN
As professoras Eliane (E. M. V. Luis Antônio), Cida de Lulu (E. M. Paulina Nunes de
Queiroz) e Marta Jussara (E. M.
Profa Francisca Azevedo), concluíram hoje o curso de pós – graduação em gestão
escolar pela UFRN, o TCC teve como tema INDISCIPLINA
NA ESCOLA. A Professora orientadora foi Karyne Dias Coutinho (professora da sala projeto vivencial). PARABÉNS meninas vocês merecem, MUITO SUCESSO. Seguir o resumo do trabalho:
RESUMO
Este Trabalho de Conclusão de Curso discute
aspectos relacionados à indisciplina dos alunos, em suas relações com a escola
e a família. Fundamenta-se teoricamente em Aquino (1996), entre outros, e faz o
levantamento sobre as causas da indisciplina na escola, destacando também a
formação dos professores. Emprega como metodologia entrevistas e discussões em
grupo entre os principais atores (gestores, professores, funcionários, pais e
alunos) sociais presentes na escola. A análise dos dados foi feita a partir das
entrevistas e aplicação de questionários, bem como a prática do professor em
sala de aula que foi vivenciada. Conclui enfatizando que existe a necessidade
de algumas mudanças nas práticas dos professores, como também percebendo que os
atores sociais dela também vêem e têm necessidade e ânsia por transformações.
Palavras-Chave: Família e escola,
Indisciplina, Formação de professores.
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