VIII Encontro Presencial de Formação do Projeto UCA
No dia de hoje ocorreu o VIII
Encontro Presencial de Formação do Projeto UCA, na sede da Secretaria de
Educação a Distancia da UFRN-Natal/RN, com a finalidade de encerrar o módulo
Projeto e apresentar um projeto desenvolvido em cada escola neste ano. Nossos representantes
são os professores Marta Jussara e Wellington Celestino. Que apresentaram o
Projeto Mediadores de Leitura, o mesmo vem sendo desenvolvido desde 2010, e
apresentaram uma proposta de reformulação do referido projeto para 2012.
IV ENCONTRO DE FORMADORES DO UCA
Nesta
sexta-feira foi realizado o IV Encontro Presencial de Formação do
Projeto Uca (Um Computador por Aluno), na sede da secretaria de Educação
a Distancia – SEDIS/UFRN-NATAL.
O referido encontro teve como pauta:
PROGRAMAÇÃO
8h 30min - Apresentação de Vídeos sobre a implantação do UCA
9h – A Trajetória da escola Monteiro Lobato: Dificuldades e Superações
Profa CAROLINA OLIVEIRA MUNIZ – Diretora da Escola Monteiro Lobato – CE
10h – Atividade em Grupo – módulo de gestores
12h – Almoço na SEDIS
13h – Informes da coordenação
13h30min – Apresentação/Relato da atividade dos grupos
16h – Definição de pauta e data do próximo encontro de Formação
· Encerramento do encontro
Os
representantes da nossa escola foram a diretora Maria do Carmo, a
coordenadora Marta Jussara e o professor Wellington Celestino.
PROJETO UCA

O
Projeto UCA – um computador por aluno, é um projeto do governo federal e
integra as ações para o uso de novas tecnologias da informação e da
comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores
portáteis aos alunos da rede pública de ensino.
O Projeto UCA - visa
criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais
nas escolas públicas brasileiras, onde cada aluno tem o seu laptop,
dessa forma ampliando o processo de inclusão digital escolar e
promovendo o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.
Escolas do RN participantes do Projeto UCA:
Ceará-Mirim:
Extremoz:
Ipanguaçu:
Jardim do Seridó:
Natal:
Parnamirim:
Santa Cruz:
São Paulo do Potengi:
Assu:
FORMAÇÃO UCA








A
formação com os formadores das escolas participantes deu-se inicio em
05 de novembro de 2010 com a reunião técnica do referido projeto, no
auditório da SEDIS/UFRN/NATAL. A formação dos formadores é coordenada
pela Professora Apuena Vieira Gomes através da Universidade Federal do
Rio Grande do Norte – UFRN e da Secretaria de Educação a Distância –
SEDIS, os encontros acontecem trimestralmente.
Na Escola Municipal
Professora Francisca Azevedo a formação iniciou-se em 06 de dezembro de
2010, com a apresentação do projeto pelos formadores Antônio de Pádua e
Mizael Cortez (UFRN) e Tereza Montenegro (UNDIME). Os formadores da
nossa escola são os professores Marta Jussara Bezerra da Silva e
Wellington Celestino da Silva.
Cronograma da formação já desenvolvida:
PLANO DE FORMAÇÃO
Cronograma de execução de formação na escola
DATA
|
AÇÕES
|
DURAÇÃO
| |
2010
|
06/12
|
|
4 horas
|
07/12
|
|
4 horas
| |
2011
|
06/05
|
|
2 horas
|
07/06
|
|
4 horas
|
O
uso do Uquinha na sala de aula seguiu um cronograma desenvolvido entre a
coordenação pedagógica da escola e os(as) professores(as) em comum
acordo.
Para
está experiência foram separados sessenta do lote total de Uquinhas;
trinta para o turno matutino e trinta para o turno vespertino, o
objetivo é atender as dois turnos de funcionamento da escola.
Cronograma de uso dos Uquinhas
DIAS
|
Segunda
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
Sexta
|
ANO/SÉRIE
|
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
No
encontro do dia 07/06/2011, os(as) professores(as) relataram suas
principais dificuldades. No geral, são apresentadas as mesmas
dificuldades, que são:
- Pouca experiência no uso do Uquinha;
- Encontrar os jogos específicos;
- Ligar com o “X” na tela;
- Teclado pequeno;
- Sensibilidade das teclas ao digitar;
- Ansiedade dos alunos;
- Insegurança dos(as) professores(as) no uso autônomo do Uquinha;
- Formação regular e sistemática;
- Pouco tempo de formação.
MÓDULO: APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA
5º ENCONTRO CARGA HORÁRIA: 4h
KWORD – Processador de Textos
DICA 1: Como abrir o KWord?
- Caminho longo: Metasys / Aplicativos / Ferramentas de Produtividade / Suite de Escritório / Processador de Textos;
- Caminhos curtos: digita no campo pesquisa: kword e pressiona Enter ou clica no ícone da Área de Trabalho: Processador de Textos.
Atividade 01: KWord
Propomos a criação digitação do texto abaixo sob o título: KWord e autoria de Módulo Apropriação Tecnológica.
O KWord é um editor de textos que faz parte do pacote KOffice
e permite a criação de folhetins, textos ilustrados, textos com
fórmulas matemáticas, dentre outras funcionalidades. Ele permite a
escolha de várias fontes tipográficas (tipos de letras) que tornam os
textos mais atraentes e legíveis. Por exemplo, uma fonte como a Times New Roman é mais adequada para textos impressos, pois sua legibilidade e melhor do que a Arial.
DICA: Como visualizar a barra de fontes? Siga o caminho: Configurações / Barra de Ferramentas / fonte (KWord).
O texto deverá atender aos seguintes itens (formatação):
- Título: fonte: Arial, tamanho 14 pt; Centralizado, Caixa alta.
- Corpo do texto: fonte: Arial, tamanho 12 pt; Justificado.
- Autor do texto: fonte: Arial, tamanho 11 pt; Alinhado à direita.
Atividade 02: Como salvar?
Para salvar a primeira vez: Arquivo / Salvar como...
Salvar pela segunda vez: Clique no disque no disquete.
O que é arquivos e pastas?
Uma
das funções de um sistema operacional é ajudar as pessoas a organizar
suas informações, tais como documentos, planilhas, fotos e desenhos.
Estas informações armazenadas em disco rígido (HD) são chamadas de arquivos. Os arquivos podem ser organizados em pastas, para melhorar sua distribuição e facilitar sua localização. Esta estrutura de arquivos e pastas – também chamadas de diretórios.
Atividade 01: Arquivos e Pastas
1) Dentro da pasta Documentos, na Pasta do Usuário, que tal criar uma pasta com o seu nome?
2) Mova o texto que acabou de digitar dentro desta pasta.
ATIVIDADE PARA CASA
1 - Crie 10 frases com o nome das cores e pinte-as com as mesma cor.
2 – Trazer lista dos nomes dos alunos com data de nascimento e idade, para próxima aula.
MÓDULO: APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA
6º ENCONTRO CARGA HORÁRIA: 4h 12/07/2011
KSPREAD – Planilha Eletrônica
DICA 01: Como abrir o KSpread?
- Caminho longo: Metasys / Aplicativos / Ferramentas de Produtividade / Suite de Escritório / Planilha Eletrônica;
- Caminhos curtos: digita no campo pesquisa: kspread e pressiona Enter.
Definição: O que é uma Planilha Eletrônica?
Uma
planilha eletrônica é um documento digital que permite organizar dados
na forma de tabelas. Você pode organizar suas despesas domésticas,
controle de gastos ou mesmo tabular os resultados de uma eleição
utilizando este tipo de documento. Também é possível fazer totalizações
(exemplo: somatório) dos valores tabulados ou aplicar funções
matemáticas e estatísticas, como Seno e Desvio Padrão, em uma planilha
eletrônica.
Dica 02: Como navegar pela Planilha Eletrônica?
Use as teclas de navegação do teclado para se movimentar na Planilha Eletrônica.
Dica 03:
O que é célula? Célula é uma posição específica na Planilha Eletrônica.
A célula é composta por uma letra maiúscula e um número, por exemplo,
“C12”. Vamos navegar até as células “J33”, “N25”, “D14” e “L5”.
Atividade 01: KSpread
Propomos
a digitação da lista dos alunos de uma turma escolar, de preferência da
sua turma, mas antes vamos seguir alguns passos na construção do
cabeçalho da Planilha Eletrônica.
- Na célula A1 digite o nome da escola, em fonte, Century Schoolbook L; 14 pt; Caixa alta; Mesclado.
- Na célula A2 digite o nome do professor ou professora, em fonte, Dingbats; 12 pt; Mesclado.
- Na célula A3 digite o ano letivo, em fonte, Dingbats; 12 pt; Mesclado.
- Na célula C3 digite o turno, em fonte, Dingbats; 12 pt; Mesclado.
Atividade 02: Digitando a lista dos nomes dos alunos.
- Digite os nomes de todos os alunos;
- Mescle a célula com o nome de todos os alunos;
- Organizar os nomes em ordem alfabética;
- Inserir uma coluna no inicio da tabela para digitar os números dos alunos;
- Na célula a frente dos nomes digite a data de nascimento de cada um;
- Nas células a frente da data de nascimento, digite as idades dos respectivos.
Dica 04: Como inserir uma coluna ou linha? Siga os passos.
Botão direito na célula que você deseja inserir / Inserir Célula... / linha ou coluna?
Atividade 03: Salvando o arquivo. Siga os passos.
- Para salvar a primeira vez: Arquivo / Salvar como...
- Use o diretório: Documentos / Pasta com seu nome
- Nome do documento: Lista dos alunos do “ano” “turma”.
ATIVIDADE PARA CASA
1 - Crie uma lista de compras com 10 produtos, em quantidade, intitule a tabela e use este formato.
QUANTIDADE
|
PRODUTOS
|
UNIDADE
|
QUANTIDADE TOTAL
|
MÓDULO: APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA
7º ENCONTRO CARGA HORÁRIA: 4h 13/07/2011
TUX PAINT – Pintura Digital
Atividade exclusiva no Uquinha
DICA 01: Como abrir o Tux Paint?
- Caminho longo: Metasys / Aplicativos / EduSyst / Arte e Música / Pintura Digital;
- Caminhos curtos: digite no campo pesquisa: Tux Paint e pressiona Enter.
Definição: O que é uma Tux Paint?
O
Tux Paint é um aplicativo para criação de pinturas digitais. Ele vem
repleto de ferramentas para facilitar na elaboração dos desenhos.
Dica 02: Compreendendo o Tux Paint? O Tux Paint é dividido, basicamente, em cinco (5) partes.
- 1ª parte: Barra de título;
- 2ª parte: Área de Trabalho;
- 3ª parte: Barra de Ferramentas;
- 4ª parte: Barra de Equivalência;
- 5ª parte: Barra de Cores.
Atividade 01: Auto-ditado Geométrico – 6 figuras diferentes.
- Na barra de Ferramentas, clique em formas;
- Use a barra de Formas para desenhar na Área de Trabalho;
- Dica 03;
- Na barra de Ferramentas, clique em Texto;
- Pressione o cursor no onde queira escrever e digite;
- Salve o arquivo na sua pasta, com o nome Auto-ditado geométrico.
Dica 03: como desenhar formas em tamanhos diferentes?
- Clique na forma desejada;
- Segure a botão esquerdo do teclado ou do rato (mouse);
- Distancie o cursor do ponto inicial;
- Solte o botão esquerdo.
Atividade 02: Auto-ditado frutas e verduras – 6 figuras diferentes.
- Na barra de Ferramentas, clique em Carimbos;
- Na barra de Carimbos, procure as frutas e verduras;
- Clique na fruta ou verdura desejada e clique na Área de trabalho, onde queira fixar.
- Depois, legende e salve na sua pasta sob o nome de Auto-ditado frutas e verduras.
Atividade 03: Colorir imagens.
- Use um modelo do Uquinha ou faça seu próprio desenho;
- Para colorir precisamos diminuir a tela, para visualizar a barra de Cores;
- Salve sob o título de “Colorindo imagens” em sua pasta.
ATIVIDADE PARA CASA
1 – Fazer um auto-ditado com seis imagens e salvar sob o título “Tarefa de casa – Auto-ditado”.
MÓDULO: APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA
8º ENCONTRO CARGA HORÁRIA: 4h 14/07/2011
TUX MATH
Atividade exclusiva no Uquinha
DICA 01: Como abrir o Tux Paint?
- Caminho longo: Metasys / Aplicativos / EduSyst / Matemática / Fatos Fundamentais / (Opções);
- Caminhos curtos: digite no campo pesquisa: Tux Math e pressiona Enter.
Definição: O que é uma Tux Math?
O
Tux Paint é um aplicativo de alta precisão e raciocínio rápido. Para
joga-lo é preciso ter conhecimento básico sobre as quatro operações
matemáticas.
KSPREAD – Planilha Eletrônica
Atividade 01: Construindo tabelas em planilhas diferentes.
- Abra o KSpread;
- Salve o documento sob o nome: Tabela de preços, usando o caminho: arquivo / Salvar como;
- Renomeie as planilhas abaixo de acordo com a classificação da tabela;
- Dê duplo clique em cima do nome “Planilha1” e renomeie para “Doces”;
- A “Planilha2” para “Salgados”;
- A “Planilha3” para “Bebidas”;
- Dica 02: leia;
- Construa as tabelas em suas respectivas planilhas (abas).
Dica 02:
Depois que um documento é salvo pela primeira vez, ele pode ser salvo a
qualquer momento para evitar perdas de dados (informações), usando o
botão parecido com um disquete, na barra de Ferramentas.
Experiências dos alunos com o uquinha
O UCA já é uma realidade em nossa escola, desde o final do ano passado (2010), nossos professores estão passando por formação específica para trabalhar em sala de aula, e este ano foi a vez de nossos alunos experimentarem essa tecnologia bem de pertinho.
O
PROUCA - Projeto Um Computador por Aluno, em sintonia com o PDE (Plano
de Desenvolvimento da Educação) e as propostas do ProInfo (Programa
Nacional de Tecnologia Educacional), visa criar e socializar novas
formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas
brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e
promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.
Para tanto, a operacionalização do desenvolvimento do PROUCA está a
cargo da SEED/MEC (Secretaria de Educação a Distância do Ministério da
Educação).
III Encontro Presencial de Formação do Projeto UCA
Hoje
ocorreu mais um encontro de formação do projeto UCA, na sede da
Sedis/UFRN em Natal-RN, com a finalidade de inicia o Módulo 3ª –
Formação de professores, tendo como objetivo refletir sobre a realidade
educacional brasileira de modo a desenvolver um curso de formação de
professores capaz de propiciar subsídios para a realização de novas
metodologias dentro e fora da sala de aula. Os professores responsáveis
pelo módulo são Antônio de Pádua dos Santos, Karina Oliveira e Rute
Alves de Sousa.
Visita da Coordenação do UCA/RN
Na
manhã desta quarta-feira (01/06/2011) recebemos em nossa escola a
visita das professoras Cristina Leandro, Olga Cristina e Daniele,
responsáveis pelo projeto UCA no RN. As mesmas visitaram as salas de
aulas e a sala aonde os uquinhas são guardados e carregados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário