UMA
LEITURA POR DIA
Objetivos
- Despertar no aluno o interesse de ler de maneira prazerosa;
- Apreciar diferentes tipos de textos e transmiti-los aos colegas de classe.
Procedimentos
- O primeiro passo desse trabalho foi uma conversa da professora com os alunos sobre os seus desejos de expandir o hábito e o gosto de ler. Sabendo que ensinar é além de tudo, compartilhar seus objetivos, a professora Dalva do 4º ano “A” acredita que é muito importante criar um clima favorável a leitura;
- Na segunda-feira é a vez da professora;
- Todas as sextas-feiras é a vez da professora;
- Os outros dias da semana fica com os alunos que já sai da escola com o propósito de procurar sua leitura ler em casa apreciar e depois ler na sala de aula;
- A professora leva o microfone pra sala o próprio aluno se apresenta ler o texto e conclui com o nome do autor;
- No final de cada dia são feitos algumas observações sobre o desempenho do aluno a mensagem do texto e outros que surgirem.
Obs.:
O melhor é que os próprios alunos se dispõem a escolher o dia que
vai ler sem precisar que a professora tenha que escolher um ou outro.
Esse
trabalho é direcionado pela Professora Dalva Maria de Souza Maciel,
4º ano do Ensino Fundamental E. M. P. Francisca Azevedo.
LEITURA
INTERATIVA
Objetivos
- Proporcionar a todo público escolar leituras de textos com temas que possam transmitir mensagens de conhecimentos e autoestima.
- Instigar nos alunos o gosto pela leitura e favorecer seu desempenho em público.
Procedimento
- O nome dos alunos foram colocados em uma caixinha para sorteio;
- O texto é sugerido pela professora e entregue ao aluno sorteado no dia anterior, para que ele leve pra casa se aproprie da leitura a ser realizada no auditório da escola.
MAIS
UMA ATIVIDADE DO PROJETO MEDIADORES DE LEITURA.
Roteiro
da aula
- Que os alunos despertem cada vez mais o gosto pela e expressar seus sentimentos;
- Desenvolver habilidades de expressão oral.
Desenvolvimento
- Surpreender os alunos com um carrinho com de diversos livros (literários);
- A sala já estava organizada com as mesas em um grande circulo;
- Os alunos ficaram todos entusiasmados com a novidade e quiseram logo foram pegando os livros folheando um, outro, depois outro apreciando as gravuras até cada um escolher o seu preferido;
- A aula foi bem mais proveitosa do que o planejado;
- Concluímos com os alunos um a um apresentando seu livro e sua história, mesmo os que ainda não tem o domínio da leitura e escrita;
- Todos ouviram atentos cada apresentação e aplaudiram.
“O
papel do professor vai além da mediação, é preciso planejar,
buscar novas e diferentes estratégias para aproximar o leitor do
texto”.
(Profª
Dalva Maciel, 4º ano “A”)
Nenhum comentário:
Postar um comentário