UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
Marta Jussara Bezerra da Silva
Resumo
O presente artigo faz uma reflexão sobre as tecnologias e o uso das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação na escola. As mudanças que o sistema educacional vem sofrendo para garantir que a escola como um todo tenha acesso a tais recursos. E que os professores precisam se adaptarem para usarem ferramentas atualmente tão importante para a busca da informação do conhecimento, necessários para uma boa convivência em sociedade. Deixando bem claro que tal recurso não vai substituir o professor, mais sim auxiliá-lo na formação de indivíduos capazes de lidar com tanta informação de forma correta através da resolução de problemas, para sua vida e para a sociedade.
Palavras-chave: Tecnologia, Conhecimento e Informação.
INTRODUÇÃO
Diante de tanta informação através principalmente do computador e da internet, o termo tecnologia vem ganhando a cada dia mais adeptos pelo fato de terem muitas informações disponíveis basicamente ao mesmo tempo. Engana-se que tecnologia é apenas internet, nos últimos anos nossas escolas tem se equipado de ferramentas capazes de serem instrumentos de aprendizagens para professores e alunos, como objetivos de aprimorar que toda a sociedade seja capaz de usufruí-la de forma benéfica em suas vidas.
Nessa perspectiva, compreender as pontencialdades inerentes a cada tecnologia e suas contribuições ao processo de ensino e de aprendizagem poderá trazer avanços substanciais à mudança da escola, a qual se relaciona com um processo de conscientização e de transformação que vai além do domínio de tecnologias e traz subjacente uma visão de mundo, de homem, de ciências e de educação. (TORNAGHI, et. al. p. 47, 2010)
A formação educativa através do ensino aprendizagem é estabelecida efetivamente pela comunicação, e com base nisso é que a informação do conhecimento é tão importante e retrata questões de que o uso das tecnologias passam por conteúdos pedagogicamente educacional e visam aprimorar saberes que são significante para os indivíduos. A partir da busca do aperfeiçoamento por parte do professor no uso das tecnologias, a forma como a informação do conhecimento será trabalhada implicará em mais alunos objetivos em relação ao conhecimento.
I. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
A palavra tecnologia vem do grego TECNO – técnica, arte, ofício e LOGIA estudo. É o termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ ou utilizados a partir de tal conhecimento. (Wikipédia, 2011).
A tecnologia vem ganhando a cada dia mais espaço no contexto social, querendo ou não a tecnologia está presente em nossas vidas é dessa forma que ela vem se destacando muito para o homem. “As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico”. (Dowbor, L.,2001).
As tecnologias existem há muito tempo, sendo assim não é nenhuma novidade, mais muitos acreditam que o termo tecnologia é novo. Destacamos algumas tecnologias que vem se modernizando com o passar do tempo como é o caso do telefone, da TV, do rádio, do cinema entre outros. A internet, as redes sociais e o computador são tecnologias que a cada dia cresce seu número de adeptos, fazendo com que essas tecnologias se tornem bem populares.
É bem verdade que as tecnologias têm a capacidade de comunicação entre as pessoas, e com o uso dela na educação, é preciso rever o processo educacional atual de forma que as novas tecnologias sejam implementada no currículo, destacando e caracterizando a integração, complexidade e a vivência da diversidade que representa o conhecimento.
Foi principalmente na década de 90 que a tecnologia passou a ser utilizada no meio educacional. Hoje conhecida como tecnologia educacional, tem o objetivo de ajudar toda a comunidade escolar. Com o avanço da tecnologia, principalmente da informática o processo ensino-aprendizagem, que exige de nós professores a cada dia mais empenho e determinação, fazendo com que pensamos quais conteúdos devem ser necessariamente importante e fundamental para formar cidadãos capazes de mostrar e refletir suas próprias idéias e fazendo uso da tecnologia para auxiliar na construção de tal conhecimento.
Quando se fala em tecnologia na educação, logo pensamos em computador, internet... Mas isso não é tudo. Tecnologia é, efetivamente, mais do que isso. Ela se faz presente, por exemplo, em todos os lápis que usamos, no quadro de giz, nos livros, nas cadeiras em que nos sentamos. Lembre-se da revolução social que representou a imprensa. Podemos imaginar uma escola, hoje, sem livros sem material impresso? (TORNAGHI, et. al. p. 46, 2010).
É de fundamental importância que a escola e principalmente o professor não se desespere com as tecnologias na escola, mesmo com tudo isso na escola é aceitável que os professores se sintam limitados, alguns apresentam realmente dificuldades graves em lidar principalmente com o computador, mesmo assim não devem se acomodar, porque as dificuldades fazem parte da nossa vida, mais o contato direto com esses recursos fazem com que aos poucos as dificuldades sejam sanadas. A tecnologia está aí para auxiliar, ajudar tanto escolas, professores e alunos a construir o conhecimento e não a fazer dessas tecnologias sua única forma de conhecimento.
Almeida e Prado (2005) ressaltam que a tecnologia na escola precisa ser usada com responsabilidade, de forma planejada de acordo com sua realidade, para que isso não seja mais um recurso usado incorretamente em nossa salas de aulas. Elas ressaltam ainda que os profissionais precisem está preparados para desenvolver nos discentes competências necessárias a sua vida, através das tecnologias sem perder o foco educacional.
O uso da tecnologia na escola, quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional. (TORNAGHI, et. al. p. 47, 2010)
II. TICS – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
O Wikipédia (2011) define da seguinte maneira as TICs: “As tecnologias da informação e comunicação – TICs correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem”.
As TICs precisa ser compreendida corretamente no intuito de aprimorar a busca pela informação do conhecimento, em conjunto com o currículo e o professor. Nesse sentido, é fundamental que o professor aprenda usar os recursos tecnológicos da escola, só assim as tecnologias serão um grande aliado do professor na formação de cidadãos conscientes do processo, interpretação e compreensão da informação do conhecimento, tão importante na conjuntura atua.
O professor que associa as TICs aos métodos ativos de aprendizagem é aquele que também busca desenvolver a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, sobretudo, esforça-se para assumir uma atitude de reflexão frequente e sistemática sobre sua prática, sobre o que seus pares falam da própria prática e sobre as teorias tratadas por autores de referência. (TORNAGHI, et. al. p. 51, 2010)
Diante de indivíduos cada dia mais envolvidos com as tecnologias, a escola e o professor precisam ter momentos de discussão aonde as tecnologias sejam utilizadas de forma a propiciar o planejamento e aplicação de ações na perspectiva da pedagogia, caracterizando o currículo, a fim de construir por meio de aulas mais práticas, a transmissão da informação do conhecimento.
Dessa forma o uso das tecnologias por professores e alunos principalmente por meio das TICs, viabilizará conhecimentos necessários para viver em sociedade e implantá-los de forma efetiva na sua vida, com o intuito de contribuir para melhorar a comunidade em que vive. E que o sistema educacional tem como desafio formar cidadãos conscientes, coesos e atuantes na busca por informações do conhecimento para extinguir diversas situações da vida.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA. Maria Elizabeth Bianconcini; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Apresentação da serie integração de tecnologias com as mídias digitais. In: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: Guia do cursista. Brasília, 2010.
DOWBOR, L. 2001 Artigo: Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação (2001). In: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: Guia do cursista. Brasília, 2010.
REVISTA TV ESCOLA. Tecnologias na educação. Brasília, dez. 2010.
TORNAGHI, Alberto José da Costa. Tenologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: Guia do cursista/ Alberto José da Costa Tornaghi, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Biancocini de Almeida. -2. Ed.- Brasília,Secretaria de Educação a Distancia, 2010.
Wikipédia. Tecnologia. Disponível em: HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/tecnologia. acesso em: 11/05/2011.
Wikipédia. TICs. Disponível em: HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/tics. acesso em: 13/05/2011.