quinta-feira, 21 de junho de 2012

Oba!!! Férias!!!


Oba Ferias



Avisamos que a partir de hoje funcionários, professores e alunos estão de férias. Retornaremos dia 9 de julho de 2012.
Boas férias a todos!!! Até a volta!!!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Festa Junina: Arraiá da Amizade

Vitória e Joaquim


Hoje realizamos nossa festa junina, contamos com a participação dos funcionários, professores, alunos, pais e a comunidade. Foi maravilhoso as crianças puderam se divertir com as diversas brincadeiras e com a quadrilha, além de muita comida típica. Muito obrigada a todos os presentes. Até o próximo ano!!!

Professoras Francinete e Paula

 
Professora Nevinha

 
alunos dançando quadrilha

 
alunos dançando quadrilha

 
alunos dançando quadrilha

 

Nevinha, Lúcia, Rízia, Dalva, Norma, Jussara, Paula, Francinete, Zé ELias e Lucas.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Convite: Arraiá da Amizade


ARRAIÁ DA AMIZADE
Escola Municipal Professora Francisca Azevedo
Olá pessoal! Convidamos todos vocês e sua família para participar do nosso arraiá. Vai ter comidas típicas, brincadeiras, quadrilha e muita muita alegria.
Vocês não podem faltar!!!
Dia:  20/06/2012     Horário: 14:00 h
Local: Escola Mul. Professora Francisca Azevedo

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICO PARA O TRIÊNIO 2013-2015

Professores analisando os livros

Hoje realizamos na escola a escolha dos livros didáticos para os anos de 2013 a 2015, os professores se reuniram e fizeram uma discussão sobre os livros que recebemos de diversas editoras, após as discussões os professores chegaram a um consenso e escolheram os livros que serão usados por professores e alunos nos próximos três anos.


Professores

 
Professor Zé ELias

 
Professoras Francinete, Nevinha e Maria José

 
Professoras Jussara, Paula e Norma

 
Professora Nevinha

 
Professoras Rízia e Dalva

CONCURSO DE FRASES


Liliane lendo sua frase

A Professora Dalva do 4º ano "A", realizou um concurso de frases com sua turma em comemoração ao meio ambiente, a turma selecionou três finalistas, que foram apresentados as outras turmas para escolher a frase mais criativa. Parabéns Angela, Liliane e Talita que foram as finalistas.




Talita lendo sua frase


Angela lendo sua frase


Professora Dalva e suas alunas.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Formação UCA


Iniciamos nosso 14º encontro com a Pedagoga Akynara (PROUCA/UFRN) que explicou a todos os presentes, o motivo da aplicação do questionário sobre o uso dos laptops (uquinha) na sala de aula. Que será importantíssimo para o andamento da formação.

Continuamos com o módulo Web 2.0, Cidade dos e-mail; Parada 1: pag. 1: e-mail – (atividade oral);  pag. 2: e-mails mais usados (criação de um e-mail); pag. 3: atividade (múltipla escolha) Para saber mais: (atividade de casa) obs.: em caráter de conhecimento)
Parada 2:  passo a passo na utilização do e-mail;  fazer login;  escrever e-mail;  Cc (cópia carbono)  Cco (cópia carbono oculta) enviar e-mail para : empfa.uquinha@gmail.com; anexar arquivo.











Selo Unicef


Na manhã desta terça-feira foi realizado o II Fórum Comunitário Selo Unicef, na sede da Câmara de Vereadores de São Paulo do Potengi/RN. A realização deste fórum é considerado a última etapa que os municípios devem cumprir na disputa do tão sonhado Selo Unicef Município Aprovado.
Nossa escola foi destaque com o Projeto Lixo X Reciclagem: Uma Perspectiva de Preservação ao Meio Ambiente. A seguir segue o projeto na intriga e as fotos do evento.

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA FRANCISCA AZEVEDO
PROJETO
LIXO X RECICLAGEM: UMA PERSPECTIVA DE PRESERVAÇÃO AO MEIO – AMBIENTE

PROFESSORES:
JOSÉ ELIAS DA COSTA
MARIA DAS NEVES BEZERRA BARBOSA
FRANCINETE FRANCISCA COSTA NASCIMENTO
FRANCISCO FIEL DE LIMA
MARIA JOSÉ LOPES DA SILVA

TURMAS: 1º ao 5º ANO
2 – PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA:
  LIXO E POLUIÇÃO DO MEIO-AMBIENTE

2.1 – TEMA:
  •   LIXO X RECICLAGEM: UMA PERCEPTIVA DE PRESERVAÇÃO AO MEIO-AMBIENTE

2.2 – PROBLEMATIZAÇÃO:
  •   O meio-ambiente vem sofrendo muito nas últimas décadas com a poluição e a degradação feita pelo homem, que ao invés de preservar seus recursos naturais, acabam destruindo esses bens e se apossando do pouco de equilíbrio que ainda resta na natureza levando o planeta entrar em colapso.

3 – JUSTIFICATIVA:
O planeta terra tem vivido nos últimos anos uma total degradação do meio-ambiente com relação à falta de sensibilização do ser humano, que outrora reconhecia a natureza como fonte de sustentabilidade e desenvolvimento do homem. Hoje a maioria dos seres humanos reconhecem o meio-ambiente como fonte inesgotável de sustentabilidade financeira, onde é preciso degradar para lucrar e lucrar cada vez mais.
A discussão da educação com o meio-ambiente não se reduz a métodos de ensino. Não basta para nós professores, direção e alunos, modificarmos a relação metodológica com essa temática e sim mudar a estrutura mental de como vivemos hoje e de como será no futuro com relação ao nosso viver na terra. Sendo assim a forma de planejar o trabalho que será desenvolvido e principalmente a forma de como a escola se relaciona com o mundo será muito importante para as ações que serão tomadas em prol do meio-ambiente que é o que estamos defendendo neste projeto.
Isso implica também numa mudança de postura pedagógica, pois modifica o entendimento do ser humano no sentido de romper com a padronização, entendendo que o ser humano aprende na relação com o dialogo aberto dos problemas ambientais que estão postos e possivelmente buscar as soluções para tais problemas.
Segundo Piaget, o conhecimento da criança esta em permanente construção e ocorre por meio das interações do individuo com o meio em que vivem. Vigotsky, em seus estudos nos apresenta uma metodologia de trabalho que revoluciona a pratica pedagógica do professor em sala de aula, com alguns princípios fundamentais. Citarei dois deles: O primeiro é que o homem sendo um ser social e histórico transforma o meio e é por este transformado. O segundo é que o professor, ao tornar-se mediador entre o aluno e o conhecimento sociocultural presente na sociedade, privilegia uma metodologia que favorece a mudança. Já Paulo Freire cita que a educação tem por tarefa principal o desenvolvimento de senso critico para formar verdadeiros cidadãos capazes de transformar o meio.  
Portanto se faz necessário trabalhar a relação positiva do homem com a natureza em sala de aula, tentando sensibilizar os nossos educandos e consequentemente a comunidade escolar para esse grave problema de ordem mundial que sem duvida afeta os nossos lares e nosso bem mais precioso que é a natureza, onde dela tiramos todo o tipo de sustento, seja, material, mineral, químico, financeiro, entre outros.  

4 - OBJETIVO GERAL:
  •  Desenvolver com os alunos e toda comunidade escolar uma maior conscientização e sensibilização com relação aos problemas que atingem o meio-ambiente, como a poluição, o lixo, o desmatamento, a degradação do meio entre outros e com o intuito de buscarmos as devidas soluções para sanar tais problemas, e uma delas é a reciclagem do lixo.
 
4.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  •   Interação entre alunos e meio-ambiente;
  •   Integração de toda a comunidade escolar;
  •   Ações que viabilizem a conscientização de todos;
  •   Desenvolvimento crítico;
  •   Estimulo ao estudo do meio como fonte de aprendizagem intelectual;
  •   Desenvolver o trabalho em equipe;
  •   Desenvolver habilidades diversas;
  •   Conhecimento sobre a temática do meio-ambiente;

5 – CONTEÚDOS:
  •   LIXO
  •   RECURSOS NATURAIS;
  •   PRESERVAÇÃO DO MEIO-AMBIENTE;
  •   ÁGUA;
  •   SOLO.
                                                                                                                           
6 – DISCIPLINAS:
  •   CIÊNCIAS;
  •   HISTORIA;
  •   GEOGRAFIA
  •   LÍNGUA PORTUGUESA;
  •   MATEMÁTICA.

7 – METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS:
  •   AS AULAS SERÃO MINISTRADAS COM O AUXILIO DO QUADRO E GIZ;
  •   PALESTRAS;
  •   VÍDEOS;
  •   DEBATES;
  •   LEITURAS;
  •   EXPERIÊNCIAS.

8 – RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

  •   QUADRO E GIZ;
  •   AULAS DE CAMPO;
  •   TRANSPORTE;
  •   VÍDEO;
  •   DVD;
  •   TELEVISÃO;
  •   COMPUTADOR;
  •   MATERIAL PARA RECICLAGEM (GARRAFAS, PAPELÃO, VIDRO, METAL, MATÉRIA ORGÂNICA, ETC.

9 – AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS:
  •   A avaliação será de forma continua, aproveitando todo o conhecimento que o aluno obter e espera-se que os alunos ao final do projeto tenham uma melhor conscientização do problema da poluição e degradação do meio-ambiente e procure encontrar soluções para tais problema sendo os alunos os maiores beneficiados com a diminuição da poluição e outros males que afetam a natureza.

11 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
  • Oliveira, Márcia Silva de; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti. Geografia e paisagens Potiguares, 4 e 5º Ano, PNLD, 2010, 2011, 2012, Ministério da Educação.
  • Centurion, Marilia; Rodrigues, Arnaldo; Neto, Mário. Porta aberta, Matematica, 5º Ano, PNLD, 2010, 2011, 2012, Ministério da Educação.
  • Gil, Ângela; Fanizzi, Sueli, Porta aberta, Ciências, 5º Ano, PNLD, 2010, 2011, 2012, Ministério da Educação.
  •  Lima, Mirna. Porta aberta, Geografia. Geografia, 5º Ano, PNLD, 2010, 2011, 2012, Ministério da Educação.
  •  Hipólide, Márcia Cristina; Gaspar, Mirian. Coleção Tempo de Aprender, Historia, 5º Ano, PNLD, 2010, 2011, 2012, Ministério da Educação.
  •  Burannelo, Cristiane. Coleção Conhecer e Crescer, Língua Portuguesa, 5º Ano, PNLD, 2010, 2011, 2012, Ministério da Educação.
  •  Antunes, Kleber. Apostila Cartilha dos Moradores, Interplast Nordeste, Industria tecnica em reciclagem de plastico 2011, São Paulo do Potengi - RN.








domingo, 10 de junho de 2012

II FÓRUM COMUNITÁRIO SELO UNICEF



A Articulação do Selo UNICEF, a Comissão Pró - Selo Unicef e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente estão trabalhando na preparação do II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado - Edição 2009-2012.
A realização do II Fórum é considerada a última etapa que os municípios devem cumprir na disputa do tão sonhado Selo UNICEF Município Aprovado.
O nosso evento acontecerá no próximo dia 12 de junho, a partir das 07:30 da manhã na Câmara Municipal de Vereadores, e tem como objetivo principal informar a toda sociedade potengiense os avanços que obtivemos nessa gestão.
O Mundo Inteira Vai Ver O Nosso Município Com Bons Olhos.
É São  Paulo do Potengi  Rumo a Conquista do Selo Unicef Edição 2009 - 2012.

Nossa Escola irá participar com o Projeto Lixo X Reciclagem: uma perspectiva de preservação do meio ambiente, do Professor José Elias do 5º ano "A".

quarta-feira, 6 de junho de 2012

VISITA À CÂMARA DE VEREADORES






Na manhã de hoje a turma do 5º ano “A” e alguns professores visitaram a Câmara de Vereadores de São Paulo do Potengi/RN e puderam assistir a sessão.