segunda-feira, 28 de março de 2011

BRINCAR NA ESCOLA


"É brincando que se deve brincar. " (Plutarco)



O brincar pode, sim, ser muito mas do que brincadeiras dirigidas e com regras. Pode estar nas oficinas de música, dança, arte, brincadeiras de roda, no contar histórias. A criança aprende quando brinca com autonomia, participando da criação da proposta e do desenvolvimento da atividade. Brincadeira não é só diversão, é também aprendizado.

Fonte: http://www.omo.com.br/


É dessa forma que toda semana nossa escola proporciona aos alunos e professores um momento de recrear/brincar, onde é organizado de maneira que os alunos escolhem livremente qual jogo ou brincadeira quer participar. Em cada sala de aula é disponibilizado um tipo de brincadeira por exemplo: sala 1 - jogos pedagógicos; sala 2 - brincadeiras populares; sala 3 - música (dançar e cantar); sala 4 - esporte variado; Em cada sala de aula um professor fica responsável, orientando os alunos durante toda a recreação, com isso todos os alunos ficam a vontade para escolher em qual sala que participar.


Porque brincar faz parte do aprendizado.
Brinque você também!!!!!!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor.

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.

Em 2010, a Hora do Planeta foi um sucesso absoluto, com recordes estabelecidos no mundo e no Brasil. Globalmente, 105 nações, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais aderiram. Já no Brasil, mais de três mil empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras participaram do movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.

Junte-se a este movimento! Visite o site www.horadoplaneta.org.br e veja como participar!

http://www.wwf.org.br/informacoes/especiais/horadoplaneta/

quarta-feira, 23 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22 DE MARÇO


Em comemoração ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA, os alunos e professores da nossa escola, desenvolveram diversas atividades em sala de aula sobre o tema:
  • Reflexão sobre o desperdício da água;
  • Ler, interpretar e cantar a música: Planeta Água (Guilherme Arantes);
  • leitura de diferentes tipos de textos: informativos, literários e lúdicos que falam sobre o tema;
  • Compreensão textual e escrita;
  • Relacionar os textos estudados com a nossa vivência a partir de conversas dirigidas e discussões;


VOCÊ SABIA COMO DESPERDIÇAMOS A ÁGUA TÃO PRECIOSA DO NOSSO PLANETA?
  1. Lavar roupa em um tanque por 15 minutos consome 135 litros. O melhor é deixar a roupa acumular e usar água só para enxaguar.
  2. Quem escova os dentes em 5 minutos com a torneira aberta gasta 80 litros de água. Se fechá-la, economozará 79 litros.
  3. Um banho de chuveiro de 15 minutos consome 243 litros. Pode cair para 81 litros se a pessoa fechá-la enquanto se ensaboa.
  4. Lavar a louça por 15 minutos consome 243 litros. Se a torneira for fechada para ensaboar, são gastos 20 litros.
PENSE NISSO!!!!!

terça-feira, 22 de março de 2011

Aula Inaugural do ProInfo Integrado 100 hs

No dia 18 de março do corrente ano, ocorreu a aula inaugural da 2ª etapa do ProInfo Integrado de 100 horas. O encontro foi ministrado pela Técnica da Secretaria de Educação a Professora Maria Aparecida Gomes de Oliveira. A aula aconteceu em horários opostos ao de trabalho dos professores. Pela manhã a aula foi realizada na Secretaria Municipal de Educação as 9:00 hs; já a tarde o encontro foi no laboratório da Escola Municipal Deputado Djalma Marinho as 15:00 hs. Participaram da 1ª etapa do ProInfo os professores e gestores das escolas da zona rural, Escola Municipal Paulina Nunes de Queiroz e Escola Municipal Professora Francisca Azevedo. Para esta 2ª etapa serão contemplados os professores das mesmas escolas, além de alguns professores do Ensino Infantil (Pré - Escolar Pequeno Príncipe e Pinguinho de Gente), Esc. Mul. Dep. Djalma Marinho, Esc. Mul. Vereador Luiz Antonio e PCD (Pessoas com Deficiência). As aulas acontecerão em três turnos, em dias alternados, no laboratório da Escola Mul. Paulina Nunes de Queiroz.


Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado)

O que é?

O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

CURSOS OFERTADOS

  • Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).
  • Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.

- utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.

Fonte: http://www.portal.mec.gov.br

Aula presencial do curso de gestão escolar

No dia 14/03/2011 ocorreu o IV encontro presencial do curso de Gestão Escolar, a aula foi realizada no Instituto Kennedy na Av. Jaguarari em Natal/RN, das 8:00 as 17:00. Na parte da manhã a aula foi sobre a Sala Projeto Vivencial com a Professora Karyne Dias, já a tarde a aula foi na Sala Ambiente Políticas e Gestão na Educação com a Professora Maura Costa; o encontro foi encerrado com uma avaliação presencial de todo o conteúdo estudado até o momento. As professoras Eliane Aparecida Batista (Escola Mul. Vereador Luiz Antônio), Maria Aparecida G. de Oliveira (Escola Mul. Paulina N. Queiroz) e Marta Jussara B. da Silva (Escola Mul. Profª Francisca Azevedo), participam do referido curso deste novembro de 2010, através da plataforma http://www.moodle3.mec.gov.br.
as professoras Eliane e Jussara com os outros colegas de turma.

O curso de Especialização em Gestão Escolar a distancia tem como principal objetivo contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. O curso é realizado em parceria com A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC/RN) a União dos Dirigentes Municipais/RN (UNDIME). Trata-se de um curso de pós-graduação latu senso voltado para a formação continuada e em serviço para gestores das escolas públicas de ensino. Essa política de formação de gestores que visa a articulação, o desenvolvimento e o fortalecimento dos sistemas de ensino e das escolas, expressando, portanto, o esforço de governos e da sociedade em garantir uma gestão escolar democrática e direito da população brasileira a uma educação de qualidade socialmente referenciada.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Escola de Gestores da Educação Básica




O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e surgiu da necessidade de se construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, baseada nos princípios da moderna administração pública e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino, buscando assim, qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, a partir do oferecimento de cursos de formação a distância. A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, parceiras do MEC.

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública tem como objetivos gerais:

- Formar, em nível de especialização (lato sensu), gestores educacionais efetivos das escolas públicas da educação básica, incluídos aqueles de educação de jovens e adultos, de educação especial e de educação profissional.

- Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

Como resultado dessa iniciativa, o MEC espera a melhoria dos índices educacionais das escolas e municípios atendidos.

fonte: portal.mec.gov.br

1ª reunião de Pais e Mestres em 2011

No dia 11 de março de 2011, aconteceu nas dependências da nossa escola, a 1ª reunião de pais e mestres do corrente ano. Com o objetivo de fazer com que a família esteja mais presente na vida escolar de seus filhos, como também conhecer melhor o funcionamento da unidade escolar, suas leis e normas. Dessa forma a escola vem agradecer a presença de todos os professores, funcionários e pais presentes.

Confira abaixo oito razões para você sempre marcar presença nesses encontros e tirar o máximo proveito deles.

  • Conhecer a escola a fundo
  • Acompanhar o aprendizado
  • Esclarecer dúvidas de interesse geral
  • Conhecer seu filho sob outros pontos de vista
  • Firmar parceria com a escola
  • Entender as crises da idade
  • Conhecer para poder ajudar
  • Mais confiança para todos

Fonte: Site Educar para Crescer